sexta-feira, 13 de maio de 2016

Construindo sentido no texto: organizado estrutural e processamento textual

Texto: é uma unidade linguística concreta, percebida pela audição (fala) ou pela a visão (escrita), que tem unidade de sentido e intencionalidade comunicativa. Entretanto como se pode notar os enunciados (as falas) não são o único elemento responsável pelo sentido da interação linguística, outros elementos também auxiliam na construção de sentidos como: papeis sociais, conhecimento de mundo, circunstâncias históricas ou  sociais em que se dá a comunicação etc.
            Quando se estabelece a comunicação as pessoas selecionam as palavras que irão constituir a mensagem, escolhe também qual vai ser a estrutura da mensagem. Por diversas vezes ouvimos a expressão: O texto falta coesão e coerência. O que significa.
Coesão textual: são as articulações gramaticais existentes entre palavras, orações, frases, parágrafos e partes menores de um texto que garantem sua conexões sequencial.
É feito por conectores ou operadores a discursivas, que são palavras ou expressões responsáveis pela criação de relações entre os segmentos do texto. São exemplos de operadores: então, portanto, já que, com, efeito, porque, ora, mas, assim, daí, dessa forma, isto é, etc. Poderá também estabelecer uma relação semântica (causa, finalidade, conclusão, contradição, condição, etc.).
Coerência textual: é o resultado da articulação das ideais de um texto; e a estruturação lógica e semântica que faz com que uma situação discursiva palavras e frases componham um todo significativo para os interlocutores.
Há também textos que se organizam por justaposição ou elipses e, mesmo assim, podem ser considera dos textos por seus leitores/ ouvintes, pois constituem uma unidade de sentidos.
Portanto a coesão auxilia no estabelecimento da coerência, mas não é algo necessário para que seja completo.
Existem diferentes níveis coerências, como por exemplo.
a)    Coerência narrativa: narrar, portanto, consiste em construir o conjunto de ações que constituem a história, o enredo, e relacionar essas ações ás personagens, seres que praticam atos ou sofrem os fatos.
b)    Coerência argumentativa: defesa do ponto de vista, à exposição dos fundamentos em que uma posição está baseada.
c)    Coerência espacial: refere-se à compatibilidade entre os enunciados do ponto de vista da localização no espaço.
d)    Coerência no nível de linguagem: é a compatibilidade, do ponto de vista da variante linguística, escolhida no nível do léxico e das estruturas sintáticas utilizadas no texto.
e)    Coerência intratextual: diz respeito ao que está contido no texto, não pode haver contradição.
f)     Coerência extratextual: algo que seja exterior e necessita ser adequado ao texto.
g)    Coerência figurativa: referente à utilização de figuras para representar um tema.
h)    Coerência temporal: respeitar as regras da sucessividade dos eventos ou apresenta uma compatibilidade entre os enunciados do texto, do ponto de vista da localização no tempo.

i)      Coerência descritiva: é utilizado para retratar pessoas, ambientes, objetos; tem como resultado a imagem física ou psicológica, frequente emprego de metáforas, comparações e outras figuras de linguagem. 

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