terça-feira, 17 de maio de 2016

Outras Teorias cujo Objeto de Estudo é o Texto

A disciplina “Teorias do Texto” abrange o estudo teórico do texto e do contexto. As linhas que estudam os textos são: A sociolinguística, a pragmática, a análise do discurso e semiótica discursivas.

Sociolinguística: É uma área que estuda a língua em seu uso real, uma relação entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da linguística. A sociolinguística é uma criação social, não podendo ser estudada como uma estrutura livre que não depende do contexto que se encontra da cultura e da história das pessoas que ultilizam como meio de comunicação. O que pode ter influência sobre a variação linguística de uma comunidade pode ser, sexo, a idade, o nível de instrução, o nível sócio cultural. O objetivo é identificar quais são os fatores que motivam a variação linguística. Pode observar que a língua muda de geração para geração. Ex.: “chato” “chatice” e “chatear”, que era considerado como calão, hoje faz parte da linguagem; as gírias e o linguajar caipira fazem parte das variações socioculturais.

É possível identificar certos fatores socialmente definidos, relacionados à diversidade linguística, como:

·         Identidade social do emissor ou falante;

·         Identidade social do receptor ou ouvinte;

·         O contexto social (estilos formal e informal);

·         O julgamento linguístico-social distinto que os falantes fazem de si e dos outros.

            Pragmática: Analisa o uso da linguagem e as condições que governam esta prática. Os estudos pragmáticos pretendem definir o que é linguagem e os significados linguísticos. Para Austin, todo e qualquer falar é acompanhado de uma ação. Os tipos de enunciados são constativos e performativos
·         Constativos – que realizam apenas uma afirmação, constatação – “A mosca caiu na sopa”.
·         Performativos – que realizam ações porque são ditos – “Eu vos declaro marido e mulher em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

            Austin também propôs chamar de atos locucionários, illocucionário e perlocucionário.
  • Ato locucionário: A mensagem, aqueles que dizem alguma coisa.
  • Ato ilocucionário: Como o falante expressa a mensagem (seus propósitos).
  • Ato perlocucionário: Como o interlocutor reage à mensagem.

Podem ser apontadas como as principais correntes pragmaticistas as seguintes:




O Pragmatismo Americano é
Foi desenvolvido por W. James & Morris sob forte influência dos estudos semiológicos de Charles Peirce, enfatiza a inclusão do sujeito na construção do sentido e desconstrói a noção clássica de Verdade.






Os Estudos dos Atos de Fala é
São influenciados pela Filosofia da Linguagem (Wittgenstein) e alavancados por Jonh L. Austin, enfatizam a performatividade da linguagem, cuja definição estaria diretamente relacionada à ação e interação. É grande a ênfase nas categorias de enunciados constativos e performativos; nos atos loucionais, ilocucionais e perlocucionais; e nas regras conversacionais que regem o princípio da cooperação na linguagem.


Os Estudos da Comunicação é
Integram ambos os interesses teóricos anteriores, mas acrescentam ainda o interesse pelas questões sociais e históricas em que priorizam as relações sociais, de classe, de gênero, de raça e de cultura.

Análise de discurso: Procura explicar a lingua identificando o sentido, que pode ser escrito, falado ou imagético. Todo discurso é constituído por um texto, que é a materialidade, o objeto real. A intradiscursividade e a interdiscursividade fazem parte da relação do discurso, o “inter” “Já dito” o “intra” formulação, momento atual.
Ferdinand Saussare elevou a linguística a estatuto da ciência, estabeleceu uma divisão entre lingua e fala, linguístico e extralinguístico Na década de 60 a linguística resgata o que foi excluído, a nova linguística como meio de agir no mundo que são as teorias pragmática que estuda os atos da fala (locucionário, ilocucionário e perlocucionário) uma linguagem com argumentação.

Algumas das categorias teóricas da Análise do Discurso mais importantes são:


  • Ideologia e Condições de Produção do Discurso.

  • Formações Discursivas, Formações Ideológicas e Formações Imaginárias.

  • Intertextualidade, Interdiscursividade e Intradiscursividade.

  • Paráfrase, Polissemia e Efeitos de Sentido.

  • Dialogismo, Polifonia e Intertextualidade.

  • Subjetividade e identidade: sujeitos e sentidos.

Semiótica discursiva: É qualquer signo que comunique no âmbito social; a ciência que estuda os signos e toda linguagem e fatos culturais. A semiótica aumenta cada vez mais suas pesquisas ao campo verbal. Para a semiótica, há três tipos de direções: primeiridade, segundidade e terceiridade: A primeira, sobre a sintaxe e a semântica do discurso, ambiguidade discursiva e argumentação, aquilo que é presente imediato; a segunda começa a partir dos estudos sobre a compreensão mais profunda dos significados; a terceira faz parte da semiótica detalhada como discursos visuais, gustativos, poético e estético a representação simbólica.

Os aspectos mais importantes das diferentes teorias de estudos do texto e da linguagem que foram apresentadas nesta unidade, em contraste com a linguística textual:

Linguística Textual
Sociolinguística
Pragmática
Semiótica Discursiva
Teorias da enunciação
Análise do Discurso
Unidade formal: início, meio e fim.
Registros/ recortes de fala.
-Texto equivalente ao enunciado;
-Atos de fala
Objeto semiótico-linguístico e não linguístico
Texto equivalente ao enunciado
-Unidade significativa
-Efeito-texto: completude: começo, meio e fim
-Texto: objeto não acabado, aberto
-Relações com a Intertextualidade e Interdiscursividade
-Objeto heterogêneo
Coesão e Coerência
Diferentes níveis de variação da/na linguagem
-Atos de fala; Intencionalidade; perfomatividade na linguagem
Textualização: junção do plano do conteúdo com o plano de expressão
Coesão e Consistência
Textualização, tessitura dos recortes e das cadeias discursivas, efeito de textualidade
-
-
-
-
-
Trabalho dos sentidos no texto
Internas
Internas e contextuais
Internas e contextuais
Internas
Internas e contextuais
-Textuais
-Contextuais
-Intertextuais
-Interdiscursivas
Linguístico
(cotexto)


Linguístico
Situacional (aqui/agora)
Sócio-histórico
Autor / Leitor
Falante / Ouvinte
Falante/Ouvinte;
Interacionalidade;
Cooperatividade
Sujeito do discurso: representação da instância do sujeito do discurso: actantes
Locutor / Interlocutor
-Posição-sujeito inscrita numa Formação Discursiva (Sujeito atravessado pelo inconsciente e interpelado pela ideologia)
-Funções enunciativas do sujeito: função-autor; efeito-autor; autoria
Sentido dado pelo texto
Sentido dado pela situação linguística e social
Sentido dado pela situação linguística e interacional
Construção do percurso gerativo dos sentidos
Sentido construído pelos interlocutores
Sentido intervalar: efeito de sentido entre o sujeito-autor e o sujeito-leitor mediado pelo texto
Texto/Discurso: equivalentes
Texto/Discurso: equivalentes
Texto/Discurso: equivalentes
-Texto / Discurso equivalentes;
-Texto: representação semântica do discurso
-Uma unidade que deve ser manifestada por alguma semiótica
Texto / Encuniado / Discurso: equivalentes
Texto: a materialidade do discurso

Nenhum comentário:

Postar um comentário