A disciplina “Teorias do Texto” abrange o estudo teórico
do texto e do contexto. As linhas que estudam os textos são: A
sociolinguística, a pragmática, a análise do discurso e semiótica
discursivas.
Sociolinguística: É
uma área que estuda a língua em seu uso real, uma relação entre a estrutura
linguística e os aspectos sociais e culturais da linguística. A sociolinguística
é uma criação social, não podendo ser estudada como uma estrutura livre que não
depende do contexto que se encontra da cultura e da história das pessoas que
ultilizam como meio de comunicação. O que pode ter influência sobre a variação
linguística de uma comunidade pode ser, sexo, a idade, o nível de instrução, o
nível sócio cultural. O objetivo é identificar quais são os fatores que motivam
a variação linguística. Pode observar que a língua muda de geração para geração.
Ex.: “chato” “chatice” e “chatear”, que era considerado como calão, hoje faz
parte da linguagem; as gírias e o linguajar caipira fazem parte das variações
socioculturais.
É possível
identificar certos fatores socialmente definidos, relacionados à diversidade
linguística, como:
·
Identidade social do emissor ou falante;
·
Identidade social do receptor ou ouvinte;
·
O contexto social (estilos formal e
informal);
·
O julgamento linguístico-social distinto
que os falantes fazem de si e dos outros.
Pragmática:
Analisa o uso da linguagem e as condições que governam esta prática. Os
estudos pragmáticos pretendem definir o que é linguagem e os significados linguísticos.
Para Austin, todo e qualquer falar é acompanhado de uma ação. Os tipos
de enunciados são constativos e performativos
·
Constativos –
que realizam apenas uma afirmação, constatação – “A mosca caiu na sopa”.
·
Performativos – que
realizam ações porque são ditos – “Eu vos declaro marido e mulher em nome do
Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
Austin também propôs chamar de atos locucionários,
illocucionário e perlocucionário.
- Ato locucionário:
A mensagem, aqueles que dizem alguma coisa.
- Ato ilocucionário:
Como o falante expressa a mensagem (seus propósitos).
- Ato perlocucionário:
Como o interlocutor reage à mensagem.
Podem ser apontadas
como as principais correntes pragmaticistas as seguintes:
O Pragmatismo Americano é
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Foi desenvolvido por W. James & Morris sob forte influência dos
estudos semiológicos de Charles Peirce, enfatiza a inclusão do sujeito na
construção do sentido e desconstrói a noção clássica de Verdade.
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Os Estudos dos Atos de Fala é
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São influenciados pela Filosofia da Linguagem (Wittgenstein) e
alavancados por Jonh L. Austin, enfatizam a performatividade da linguagem,
cuja definição estaria diretamente relacionada à ação e interação. É grande a
ênfase nas categorias de enunciados constativos e performativos; nos atos
loucionais, ilocucionais e perlocucionais; e nas regras conversacionais que
regem o princípio da cooperação na linguagem.
|
Os Estudos da Comunicação é
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Integram ambos os interesses teóricos anteriores, mas acrescentam
ainda o interesse pelas questões sociais e históricas em que priorizam as
relações sociais, de classe, de gênero, de raça e de cultura.
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Análise de discurso: Procura explicar a lingua identificando o sentido, que pode ser escrito,
falado ou imagético. Todo discurso é constituído por um texto, que é a
materialidade, o objeto real. A intradiscursividade e a interdiscursividade
fazem parte da relação do discurso, o “inter” “Já dito” o “intra” formulação,
momento atual.
Ferdinand Saussare elevou a linguística a
estatuto da ciência, estabeleceu uma divisão entre lingua e fala, linguístico e
extralinguístico Na década de 60 a linguística resgata o que foi excluído, a
nova linguística como meio de agir no mundo que são as teorias pragmática que
estuda os atos da fala (locucionário, ilocucionário e perlocucionário) uma
linguagem com argumentação.
Algumas das categorias teóricas da Análise
do Discurso mais importantes são:
- Ideologia
e Condições de Produção do Discurso.
- Formações
Discursivas, Formações Ideológicas e Formações Imaginárias.
- Intertextualidade,
Interdiscursividade e Intradiscursividade.
- Paráfrase, Polissemia
e Efeitos de Sentido.
- Dialogismo,
Polifonia e Intertextualidade.
- Subjetividade
e identidade: sujeitos e sentidos.
Semiótica discursiva: É qualquer
signo que comunique no âmbito social; a ciência que estuda os signos e toda
linguagem e fatos culturais. A semiótica aumenta cada vez mais suas pesquisas
ao campo verbal. Para a semiótica, há três tipos de direções: primeiridade, segundidade
e terceiridade: A primeira, sobre a sintaxe e a semântica do discurso,
ambiguidade discursiva e argumentação, aquilo que é presente imediato; a
segunda começa a partir dos estudos sobre a compreensão mais profunda dos
significados; a terceira faz parte da semiótica detalhada como discursos
visuais, gustativos, poético e estético a representação simbólica.
Os aspectos mais importantes das diferentes teorias de estudos do texto
e da linguagem que foram apresentadas nesta unidade, em contraste com a linguística
textual:
Linguística Textual
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Sociolinguística
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Pragmática
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Semiótica Discursiva
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Teorias da enunciação
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Análise do Discurso
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Unidade formal: início, meio e fim.
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Registros/ recortes de fala.
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-Texto equivalente ao enunciado;
-Atos de fala
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Objeto semiótico-linguístico e não linguístico
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Texto equivalente ao enunciado
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-Unidade significativa
-Efeito-texto: completude: começo, meio e fim
-Texto: objeto não acabado, aberto
-Relações com a Intertextualidade e Interdiscursividade
-Objeto heterogêneo
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Coesão e Coerência
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Diferentes níveis de variação da/na linguagem
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-Atos de fala; Intencionalidade; perfomatividade na linguagem
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Textualização: junção do plano do conteúdo com o plano de expressão
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Coesão e Consistência
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Textualização, tessitura dos recortes e das cadeias discursivas,
efeito de textualidade
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-
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-
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-
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-
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-
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Trabalho dos sentidos no texto
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Internas
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Internas e contextuais
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Internas e contextuais
|
Internas
|
Internas e contextuais
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-Textuais
-Contextuais
-Intertextuais
-Interdiscursivas
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Linguístico
(cotexto)
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Linguístico
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Situacional (aqui/agora)
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Sócio-histórico
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Autor / Leitor
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Falante / Ouvinte
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Falante/Ouvinte;
Interacionalidade;
Cooperatividade
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Sujeito do discurso: representação da instância do sujeito do
discurso: actantes
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Locutor / Interlocutor
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-Posição-sujeito inscrita numa Formação Discursiva (Sujeito
atravessado pelo inconsciente e interpelado pela ideologia)
-Funções enunciativas do sujeito: função-autor; efeito-autor; autoria
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Sentido dado pelo texto
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Sentido dado pela situação linguística e social
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Sentido dado pela situação linguística e interacional
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Construção do percurso gerativo dos sentidos
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Sentido construído pelos interlocutores
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Sentido intervalar: efeito de sentido entre o sujeito-autor e o
sujeito-leitor mediado pelo texto
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Texto/Discurso: equivalentes
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Texto/Discurso: equivalentes
|
Texto/Discurso: equivalentes
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-Texto / Discurso equivalentes;
-Texto: representação semântica do discurso
-Uma unidade que deve ser manifestada por alguma semiótica
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Texto / Encuniado / Discurso: equivalentes
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Texto: a materialidade do discurso
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